Força Aérea Resgata 10 Náufragos na zona da Madeira.



A Força Aérea Portuguesa activou hoje o seu dispositivo no AM3 - Porto Santo (C-295 e EH-101) para efectuar o salvamento de 10 tripulantes da embarcação de pesca "Ilhas do Mar", que se afundou devido ao embate com outro objecto/barco à deriva.


Deixo o comunicado das Relações Públicas da Força Aérea, relativamente a esta operação, com os parabéns a todos os envolvidos por mais esta missão bem sucedida na salvaguarda da vida humana!




"Comunicado de Imprensa
29 de fevereiro de 2016

Força Aérea resgata dez náufragos ao largo de Porto Santo, Madeira
Pesqueiro português “Ilhas do Mar” naufragou a mais de 280 Km da costa 

A Força Aérea resgatou hoje, pelas 13h00, dez náufragos ao largo de Porto Santo (Arquipélago da Madeira).
O alerta foi dado pela Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (da Marinha), que deu conta à Força Aérea que um pesqueiro português com o nome Ilhas do Mar estava a “meter água” a cerca de 155 milhas náuticas (cerca de 287 Km) a Nordeste de Porto Santo. A bordo estavam dez tripulantes.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (da Força Aérea) ativou o alerta do Destacamento Aéreo da Madeira e a aeronave EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas” descolou do Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3, em Porto Santo) pelas 11h20. Quinze minutos depois descolou também a aeronave C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes” para efetuar a deteção primária dos tripulantes, dadas as condições de visibilidade reduzida e forte ondulação na área. O EH-101 chegou à zona de operações pelas 12h40 e encontrou a embarcação quase afundada, com os tripulantes já em duas balsas. O resgate dos dez náufragos foi feito em vinte minutos.
Pelas 14h15 o EH-101 aterrava no Funchal, onde o esperavam os meios necessários para encaminhar os resgatados para uma unidade hospitalar. A aeronave C-295M aterrou no AM3 pelas 14h00."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390