Anjos com rotores...

Talvez pelo facto de não existirem por cá muitos helicópteros (na verdade apenas existe o EH-101 da Força Aérea, baseado no Porto Santo, que raramente temos oportunidade de fotografar...), ou ainda talvez pelo facto de não serem "charutos" com asas, ao contrário da maioria do tráfego que por cá passa, a possibilidade de poder fotografar helicópteros sempre me despertou grande interesse.

Se a tudo isso, juntarmos o facto do heli em questão ser um Kamov (32) de fabrico russo, com um design e engenharia muito próprios, é ouro sobre azul (ou, neste caso, amarelo e vermelho...)

Desde há muito que tinha os Kamov 32 da EMA (Empresa de Meios Aéreos) na minha whislist e finalmente, tive oportunidade de fazer algumas fotos a um destes aparelhos.

Na chegada ao estacionamento da Base da Protecção Civil, era esta a visão com umas fantásticas cores do solzinho da manhã...
 O pessoal dos Bombeiros e da Protecção Civil era bastante simpático e possibilitou algumas fotos de pormenor ao aparelho. O meu muito obrigado, por isto e por todo o trabalho que têm desenvolvido, em especial nestas alturas de pouco descanso...
Um pormenor do balde de água, que ainda no dia anterior tinha sido utilizado no combate a um incêndio.

Curvas não lhe faltam.
Há quem diga que é feio mas, pessoalmente sou de opinião que (em termos estéticos), todos estes pormenores apenas tornam o aparelho mais interessante de ver e fotografar.
Prefiro isto, de longe, aos charutos voadores de linhas direitas que por cá andam...

O sistema de rotores coaxiais contra-rotativos, imagem de marca da Kamov e tão pouco habitual nos helis ocidentais, torna a coisa ainda mais interessante...

CS-HMM

GPU de apoio (e aqui a sombra do "Je", estrategicamente colocado, para não tapar nada de realmente importante...lol)
Quando me preparava para ir embora, numa última conversa, disseram que estava igualmente um heli do INEM no hangar...claro que pedinchei logo a oportunidade de umas fotos rápidas.

Não ficaram grande pistola mas, não deixou de ser uma fantástica oportunidade de fazer, pela primeira vez, umas fotos a um heli do INEM e também a primeira vez que estive ao pé de um Agusta A-109.

CS-HHE, operado pela INAER


No todo, uma excelente forma de começar o dia e que valeu bem o "early wake" e os km's...

Obrigado por tudo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Primeiras noturnas ao KC-390

Base Aérea Monte Real - Livro 50 Anos

Estreia do KC-390