A falta de idas ao aeroporto, aliado aos dias ventosos que se têm feito sentir, conjuntamente com o recente tail strike de um A310 da Sata (ver
AQUI) fizeram-me recuperar esta entrada que ainda se encontrava nos rascunhos, à espera de publicação...
Da última vez que estive em Ponta Delgada, não deixou de me chamar à atenção o facto de por vezes (....) as descolagens/aterragens serem feitas tendo mais em conta a direcção da origem/destino do avião, do que propriamente tendo em consideração o vento...
A descolagem deste A310 (CS-TGV) da
Sata, foi um grande exemplo disso...
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Placa de PDL, logo de manhã cedo...Satalândia, sem dúvida... |
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O CS-TGV efectuando push-back para sair em direcção ao Continente (Lisboa ou Porto...já não me recordo..) |
O vento soprava forte, para utilização da pista 30 mas, como a cabeceira da 12 fica logo ali à saída da placa e essa era a pista com saída directa em direcção ao Continente...lá foi ele....
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passagem na corrida de descolagem pela manga de vento, onde é bem visível a direcção e intensidade do vento...
Seria caso para um leigo dizer que o vento até empurra o avião (e se calhar até empurra...mas, não para cima....)
Confesso que a descolagem acabou por recordar-me aquelas famosas descolagens dos aviões russos, em que "comem" a pista toda e levantam com uma razão de subida muito "relaxada"....
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